Comunicado de Segurança -
Credbiz

A Industrial do Brasil Administração de Créditos Ltda. (“IB Administração de Créditos”, “Credbiz”, “Nós” e “Nosso(a)”) adota as melhores práticas do mercado e segue padrões para garantir a sua segurança. Estabelecemos diretrizes para garantir uma gestão efetiva em segurança cibernética da Credbiz junto aos clientes e prestadores de serviços. Buscamos sempre garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, por meio de práticas como classificação e proteção da informação, gestão de acessos, gestão de vulnerabilidades, monitoramento contínuo, continuidade de negócios.
Nossas políticas internas são continuamente revisadas, e aprovadas pela alta administração.

Fraude é um assunto muito sério, esteja alerta

Desconfie caso receba qualquer comunicação que solicite dados pessoais ou sigilosos.
A Credbiz não exige qualquer tipo de pagamento antecipado ou depósito prévio a título de cadastro, tarifa, seguro ou fiança como condição para concessão de créditos.
Tokens somente são necessários após a confirmação dos dados e no momento de efetivar as transações. Se solicitado token em qualquer outro momento, desconfie e entre em contato com a Credbiz.

Lembre-se sempre:

  • É possível que durante nossos atendimentos, como no caso de operações suspeitas, e por razões de segurança, você precise repassar seus dados pessoais;
  • A depender da operação ou transação financeira, será necessária a validação junto a órgãos públicos/governamentais, o que requer códigos de segurança;
  • Nunca anote ou salve as suas senhas bancárias, e use senhas diferentes para o acesso e para as transações e de outras instituições financeiras;
  • Em caso de recebimento de e-mails, confirme se a assinatura eletrônica pertence à Credbiz;
  • Confira o endereço de e-mail dos destinatários.
  • Caso desconfie, esteja com dúvidas ou deseje denunciar práticas de terceiros, você pode:
  • Procurar uma de nossas lojas para garantir a segurança das informações;
  • Entrar em contato com nosso SAC pelo número 0800 725 2222; ou Nos comunicar pelo e-mail ouvidoria@bib.com.br.

Meios de comunicação

A Credbiz disponibiliza atendimento via WhatsApp por meio do número (11) 5198-0690. Abrangência Nacional.
Entramos em contato por ligação e por WhatsApp sempre pelos números que estão registrados no site da Credbiz. Sempre confira se o número que te ligou ou enviou uma mensagem está indicado no nosso site (www.credbiz.com.br).
Desconfie de qualquer número, principalmente não verificado, que entrar em contato com você se passando por um correspondente Credbiz.
Não oferecemos ajuda via redes sociais.

Proteja sua senha

As suas senhas são confidenciais e secretas, não as compartilhe com outras pessoas.
Escolha senhas difíceis de serem adivinhadas (evite palavras óbvias, datas comemorativas e números com sequências simples, como 123456), e determine uma senha diferente para cada site ou serviço. Evite reutilizar suas senhas.
Não anote a sua senha e nunca guarde a senha junto com seu cartão do banco, para evitar o risco de fraudes em caso de perda ou roubo de seu cartão. Tome cuidado para que outras pessoas não vejam você digitando suas senhas em sites, terminais de compra e caixas eletrônicos.

Cuidados com sites e mensagens falsas (phishing)

Phishing é a tentativa de fraude e roubo de dados por meio de mensagens falsas enviadas por e-mail, mensagem de texto, aplicativos de mensagens (como o Whatsapp) ou sites falsos. Essas mensagens podem conter links para sites maliciosos ou arquivos com vírus que podem infectar seu computador ou smartphone e dar acesso às suas informações pessoais.
Desconfie de mensagens recebidas com forte apelo emocional, com notícias alarmantes, com promoções muito vantajosas, ou informando de um problema urgente no acesso a sua conta. Esses são temas muito utilizados em mensagens de phishing.
Nunca abra e-mails que pareçam suspeitos, que tenham origem desconhecida ou duvidosa, nem abra arquivos ou clique em links que estejam nesses e-mails.
Esteja atento:

  • Confira sempre o remetente do e-mail, e compare com o da CredBiz;
  • Os e-mails, endereços de site ou mensagens de SMS suspeitos podem ter erros de digitação ou de português;
  • O site falso pede mais informações do que o normal: por exemplo, a senha de login junto com a senha do cartão de débito;
  • O endereço do site falso não é exatamente igual ao site original. Desconfie de caracteres e palavras estranhas no nome do site;
  • O endereço do site no navegador começa com “http” em vez de “https”. O “s” em “https” indica que a conexão está segura e protegida por criptografia, uma técnica que evita que as informações sejam interceptadas;
    Sites inseguros não têm um pequeno símbolo de cadeado ao lado do nome do site no seu navegador.

Atualize seu software

Mantenha seu computador e seu smartphone sempre atualizados, com a última versão do sistema operacional e dos aplicativos.
Use programas antivírus para ajudar a impedir a instalação de programas mal-intencionados e mantenha o antivírus atualizado.

Evite redes públicas

Não utilize computadores com acessos públicos para transações financeiras ou para acessar seus dados pessoais, como computadores compartilhados em cafés e hotéis.
Não use redes públicas de WiFi para acessar o Internet Banking e sites com informações pessoais. Certifique-se de que o WiFi utilizado é protegido com o padrão de segurança “WPA 2” (isso pode ser validado nas configurações da rede wireless).
Criminosos podem usar redes WiFi públicas para interceptar informações. Como alternativa, utilize o seu banco pela conexão do seu celular.

Compre online, mas com cuidado

Evite salvar os dados de pagamento e número de cartão de crédito em sites e apps de compras online, principalmente naqueles que você não tem o hábito de comprar com frequência. Sempre verifique a reputação da loja ou do vendedor antes de realizar uma compra online.
Desconfie de sites de compra e de leilão que oferecem preços muito vantajosos. Sites falsos são constantemente criados e divulgam promoções incríveis para atrair vítimas e roubar suas informações de pagamento.

Cuide da sua privacidade nas redes sociais

Sempre tenha cuidado ao usar suas redes sociais e jamais compartilhe informações pessoais como dados de seus documentos ou de suas contas bancárias. Uma foto do seu cartão de crédito ou de um cartão de embarque aéreo pode ser utilizada por criminosos para obter seus dados.
Verifique as configurações de segurança e de privacidade dos seus aplicativos de redes sociais, para que somente pessoas conhecidas tenham acesso as suas informações pessoais e dados de contato. Revise a privacidade das suas publicações e evite compartilhar informações pessoais em demasia.
Use senhas fortes e, sempre que possível, configure um segundo fator de autenticação para evitar que criminosos tenham acesso ao seu perfil.

Evite fraude no pagamento de boletos

Ao pagar um boleto de cobrança, verifique sempre se os dados do “Beneficiário” correspondem a quem emitiu o boleto e vendeu o produto ou serviço. Criminosos estão criando boletos falsos em nome das principais empresas de telefonia e bens de consumo.
Desconfie se o código de barras estiver ilegível ou tiver falhas que impossibilitem a sua leitura, como espaços excessivos entre as barras. Caso você suspeite de um boleto de cobrança, consulte diretamente a empresa que o emitiu e peça para conferirem a linha editável.
Jamais negocie descontos e multas de boletos com pessoas estranhas ou em sites que não sejam do próprio banco emissor.

Cuidado com o golpe do WhatsApp

Nesse golpe, os criminosos conversam com parentes e amigos da vítima via WhatsApp e conseguem pedir dinheiro emprestado, aproveitando a sensação de confiança. A fraude começa quando o criminoso clona a conta de WhatsApp, geralmente, após sequestrar o número telefônico ou quando entra em contato direto com o dono da linha e o engana para conseguir obter o código de ativação do WhatsApp.
Com o WhatsApp clonado, o fraudador conversa com os contatos, em nome da vítima, e inventa uma história para pedir dinheiro emprestado. A vítima, crente que está conversando com uma pessoa conhecida, transfere o dinheiro para uma conta de terceiro, informada pelo criminoso.
Por isso, sempre desconfie se alguém te pedir ajuda financeira pelo WhatsApp. Se preciso, faça uma chamada de voz ou vídeo, para ter certeza de que está conversando com a pessoa verdadeira.
Para evitar que o seu WhatsApp seja clonado, cadastre uma senha de 6 dígitos por meio do recurso de “Autenticação em Duas Etapas” do aplicativo (vá na tela de “Ajustes”, escolha a opção de “Conta” e, em seguida, “Verificação em Duas Etapas”). Mas evite colocar uma senha fácil de ser adivinhada. Essa senha será solicitada sempre que acessar seu WhatsApp em outro aparelho celular ou pelo computador (no WhatsApp Web).